1 Apresentação
A Comissão Própria de Avaliação – CPA, instituída pela Lei Federal nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, que implantou o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Ela é a responsável pela autoavaliação institucional. Com atuação interna na instituição de acordo com a Lei nº 10.861 (Lei do SINAES), a CPA é integrada, em equivalência, por representantes de segmentos da comunidade acadêmica (docente, técnico-administrativo e discente) e da sociedade civil organizada, conforme Regimento Interno da CPA.
A CPA conduz a autoavaliação com autonomia em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados, buscando demonstrar a realidade da IES, enfatizando as potencialidades e as oportunidades de melhoria.
Na FDCI, a CPA é responsável pela condução dos processos de avaliação internos da Faculdade, pela sistematização e prestação das informações a serem solicitadas pela Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior - CONAES, possuindo atuação autônoma em relação ao Conselho Superior/Colegiado de curso.
2 Finalidades
Conforme parâmetros do SINAES, a FDCI assumirá como finalidades essenciais da avaliação institucional:
A comissão realiza reuniões com os membros que dela participam, registrando-as por meio de atas. Além disso, anualmente, a CPA elabora o Relatório de Autoavaliação Institucional (RAI), com todas as atividades realizadas durante o ano-base, como: sensibilização e engajamento da comunidade acadêmica; apropriação dos resultados da autoavaliação; metas e estratégias para desenvolvimento da IES e levantamento das melhorias realizadas.
A CPA é um órgão interno da FDCI que tem por finalidade oferecer melhorias na qualidade da educação superior, orientar a expansão da sua oferta, aumentar permanentemente a sua eficácia e efetividade acadêmica e social. Visa também à promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais por meio da valorização da missão da FDCI, dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade e da afirmação da autonomia e identidade institucional.
3 Atribuições
A CPA tem como atribuições:
O papel da CPA é avaliar com responsabilidade o processo educacional, envolvendo toda a comunidade acadêmica, além de seus funcionários. A finalidade básica da Comissão Própria de Avaliação é de promover uma auditoria interna em todos os segmentos da instituição com base nas dez dimensões exigidas pelo CONAES/INEP, tomando como base também a Avaliação Institucional.
A autoavaliação é um processo que está integrado ao planejamento institucional da FDCI, ocorrendo de forma sistêmica e participativa. Ela possui cinco eixos:
Eixo 1- Planejamento e avaliação institucional
Eixo 2- Desenvolvimento Institucional
Eixo 3- Políticas acadêmicas
Eixo 4- Políticas de Gestão
Eixo 5- Infraestrutura Física
As atividades da CPA são bastante amplas. Vão desde a sensibilização da comunidade acadêmica quanto à importância da avaliação, passando pela pesquisa de métodos de avaliação eficientes até o gerenciamento e aplicação dos métodos avaliativos e o processamento e divulgação de seus resultados.
4 Autoavaliação
A ação da CPA é entendida pela comunidade FDCI como um momento de reflexão e impulso fundamental para que a faculdade consiga diagnosticar suas fragilidades e seus pontos fortes. Após a coleta e tratamento dos dados a Comissão apresenta um Relatório Anual de Avaliação Institucional para a gestão daIES e para o INEP.
As informações apreendidas a partir da autoavaliação são organizadas em relatórios anuais nos quais possibilitam identificar os pontos positivos e de melhorias da Faculdade.
Neste contexto, as ações efetivas e desenvolvidas pela CPA permitem a redefinição de prioridades com base no planejamento e no marco referencial de qualidade educacional.
Com uma gestão democrática, a CPA da FDCI é formada por representantes do corpo docente, discente, técnico-administrativo e sociedade civil, com o mesmo peso para as quatro categorias. Tem o desafio de implantar um sistema de avaliação que respeite a identidade da Instituição e que abranja as diferentes dimensões do ensino, da estrutura e do espaço físico.
Para isso, tem ampliado as discussões internas e conta cada vez mais com a participação de toda a comunidade acadêmica no processo de avaliação, cujos resultados da avaliação poderão beneficiar a instituição em diversos aspectos, os alunos e futuros alunos, o corpo docente, o CTA e a sociedade como um todo.
COMPOSIÇÃO DA CPA DA FDCI |
REPRESENTAÇÃO |
Maria Deuceny da Silva Lopes Bravo Pinheiro |
Corpo Docente (Coordenadora da CPA) |
Maria Rosemary Daltio |
Corpo Técnico Administrativo |
Adílio Domingos dos Santos Neto |
Sociedade Civil Organizada |
Luiza Gava Andrêza |
Corpo Discente |
Documentos
- Projeto de Autoavaliação 2021-2023
- Regulamento da CPA
- Relatório da CPA 2018-2020 Triênio
- Relatório da CPA 2021
- Relatório da CPA 2022
Portaria de nomeação da CPA e legislação referente
- Instrumento de Avaliação Externa