Noticias

II SEMINÁRIO LUSO BRASILEIRO - EDUCAÇÃO INTEGRAL: DIREITO, CIDADANIA E INCLUSÃO PARA TODOS

O II Seminário Luso-Brasileiro EDUCAÇÃO INTEGRAL: DIREITO, CIDADANIA E INCLUSÃO PARA TODOS visa promover uma reflexão aberta e inclusiva sobre o conceito de educação integral no século XXI.
O evento destaca a importância da diversidade de vozes no debate, garantindo o direito ao aprendizado e desenvolvimento para todos, independentemente de suas características e condições sociais. Busca-se estabelecer um espaço de compartilhamento e reflexão sobre as realidades educacionais no Espírito Santo, ao mesmo tempo em que se fortalece o diálogo sobre políticas públicas de Educação Integral, tanto no contexto nacional quanto internacional.

Dia 05/06
18h45 - Abertura Ticiano Yazegi Perim e Francisco Ribeiro
19h00 - Para uma interpelação sociodinâmica de Educação Integral. António Gomes Ferreira (Universidade de Coimbra, Portugal). Mediação: Maria Deuceny da Silva Lopes Bravo Pinheiro
19h40 - Intervalo
20h00 - O Direito Fundamental à Educação Wagner Eduardo Vasconcellos (Doutorando FDV, Promotor de Justiça do estado do ES)
20h30 - Concepções de Educação Integral na execução do Programa Mais Educação: Equidade, Inclusão e ODS em Foco. Maria Deuceny da Silva Lopes Bravo Pinheiro (FDCI, CEIS 20/ Universidade de Coimbra).
21h00 - Perspectivas da Educação Integral no Espírito Santo Fernanda Ferreira Vilella Vieira (SEDU/ES- Superintendente Regional de Educação de Cachoeiro de Itapemirim) Mediação: Alfredo Bravo Marques Pinheiro (FACI, Ceis 20/Universidade de Coimbra).

Dia 06/06
Grupos de Trabalho
Educação Integral no Estado do Espírito Santo: Percurso e Perspectivas (Projeto Universal Fapes)
Roda de Conversa com Bruno Pecinni de Jesus ( SEDU -Diretor CEEFTI Francisco Coelho Avila Junior)